Buscar

7 Passos para atingir suas metas pessoais e profissionais

Atualizado: 2 de Abr de 2018


Evidente que este conteúdo não é voltado para auto-ajuda e que não existe uma fórmula mágica, onde possamos simplesmente aplica-la e conseguirmos tudo na vida, afinal, ninguém é igual a ninguém e não necessariamente um método dará certo com você, apenas porque deu certo com outras pessoas. O que gostaria de compartilhar aqui são boas práticas que talvez possam ajuda-lo a alcançar resultados diferentes daquele que você possa ter atualmente.

Por isso, segue aqui um caminho a ser trilhado para aumentar suas chances de sucesso independentemente de qual área você decida seguir.


1. Tenha um propósito


Todo mundo deve ter um propósito, um motivo que te move, um objetivo maior que te fará levantar da cama mais cedo, seja pelo prazer de vivenciar uma experiência boa, nova, diferente, ou até mesmo pelo medo da falta de algo, o que te faz realizar coisas que não gostaria. É importante te advertir que este último não é o melhor caso e consequentemente não te trará plena felicidade. Por isso, defina o que você quer, que caminho deseja tomar, seja a busca por um novo emprego, um desejo de atuar com profissional de um determinado segmento, ser reconhecido por algum grande feito. Tenha um propósito.

Alice quando perdida no país das maravilhas, pergunta educadamente ao gato:
Alice: Senhor Gato, para onde vai este caminho?
Gato: Para onde você quer ir?
Alice: Não sei, eu estou perdida.
Gato: Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

2. Defina suas metas


Quantas vezes você prometeu que entraria na academia, ou que correria uma maratona ou que pararia de fumar ou que leria mais livros, etc. Tantas e tantas promessas que apesar de possuírem um propósito claro, não possuíam metas para serem alcançadas.

Para definição de suas metas use a técnica SMART. Um objetivo deve ser:


· Específico: Sua meta deve ser clara e específica, por exemplo:

Perder 15 kilos | Alcançar 1 milhão em vendas | Comprar o carro X com opcional Y e Z cavalos de potência.


· Mensurável: Deve ser medido de alguma forma, com um indicador ou um instrumento de medição ou algo que possa dizer o quão perto você está desta meta ser batida.


· Atingível: A meta deve representar um desafio que não possa ser feito com as mãos nas costas, assim como também não pode ser impossível de ser realizada. A meta deve ser desafiadora, mas atingível. Recomendo que você tenha 3 metas para cada objetivo seu:

  • Uma meta que seja possível e que já tenha sido alcançada antes ou que seja de possível atingimento;

  • Uma meta que represente um desafio muito grande, que nunca tenha sido alcançada antes e que dificilmente será alcançada, mas que ainda sim não seja impossível;

  • Uma meta impossível para sua situação atual.

Mire suas forças para a meta impossível, mas não deixe de comemorar quando bater as outras duas. Toda conquista deve ser celebrada. É o que te dará ânimo para a próxima.


· Relevante: Sua meta deve ser relevante para o seu propósito. Meta e propósito andam juntos.


· Temporal: Deve possuir uma data para acontecer, um prazo. Imagine um professor universitário que no início do ano passa um trabalho não dando um prazo para entrega. Acho que você concorda comigo que as chances de entrega deste trabalho caem bastante. Por isso, tenha um prazo para bater sua meta.


3. Crie uma estratégia


Nenhum profissional consegue grandes feitos apenas com sorte. Sorte é uma mistura de competência atrelada à oportunidade, ou seja, você pode até estar no lugar certo, mas se não for à pessoa certa, dificilmente será o dono desta “sorte”.

A estratégia esta relacionada ao “o que”. Você já sabe aonde quer chegar, já definiu suas metas, só resta agora determinar o que fazer para chegar. Para falar de estratégia, o termo por si só é muito complexo e para isso existem uma série de ferramentas, adequadas para cada propósito. Nenhuma estratégia garante que você alcançará seus objetivos, mas aumentam exponencialmente suas chances de conseguir.


4. Tenha um bom plano de ação


O termo plano de ação é muito comum no âmbito corporativo, mas de uma forma genérica, seu objetivo é determinar o “Como” para alcançar o “O que”.

Um modelo de plano de ação mundialmente conhecido é o 5W2H.

Esta ferramenta corresponde a 7 informações fundamentais para alcançar um objetivo ou definir claramente uma ação. São elas:

  • What? – O que será feito;

  • Where? – Onde será feito;

  • When? – Quando será feito;

  • Why? – Porquê será feito;

  • Who? – Quem irá fazer;

  • How? – Como será feito;

  • How much? – Quanto irá custar para fazer;

  • (Opcional) How Often? Com que frequência será feito;

Um bom plano de ação é aquele que é revisitado periodicamente e preferencialmente com todos os envolvidos para alcançar um objetivo comum. Caso o seu objetivo seja pessoal, liste suas atividades e busque realiza-las sem titubear, o foco é extremamente importante para alcançar suas metas.


5. Saia da sua zona de conforto


Ninguém irá fazer nada para você. Você deve ser o maior interessado no alcance de seu propósito. Seja seu objetivo construir uma empresa, seja arranjar o seu melhor emprego, seja levantar 60 kg de cada lado na academia, seja viver uma vida feita de aventuras ao redor do mundo. Seu objetivo é só seu, assim como seu propósito e ninguém é mais interessado que você para alcança-lo, por isso não meça esforços para atingi-lo.


6. Monitore seus resultados


É importante que você monitore seus resultados periodicamente. Pergunte a um trader do mercado financeiro se ele se sente confortável em deixar seus investimentos parados por um ano. Provavelmente você já saiba a resposta.

Com seus objetivos não deve ser diferente, por isso eles deverão ser mensuráveis, para que você possa monitora-los e possa corrigir sua rota caso seus objetivos não estiverem sendo alcançados. É importante que você os observe com uma frequência que faça sentido, esta frequência deve estar relacionada com a velocidade de mudança deste indicador. Quanto mais volátil maior deve ser a frequência de verificação.


7. Corrija a rota e comece de novo


Lembra-se que te falei que este artigo não era direcionado para alcançar um objetivo e sim para aumentar suas chances de alcança-lo? Pois bem, tanto eu quanto você esperamos que você os alcance, mas saiba que infelizmente o seu não-atingimento pode acontecer, por isso, esteja preparado não para afogar as mágoas, mas para aprender com seus erros.

O que você não fez tão bem que poderia ser diferente nos resultados finais?

Corrija a rota, tome como lição e bola para frente, a vida faz mais sentido quando se tem um propósito, tanto para aqueles que estão em busca de sua realização, quanto para aqueles que já o alcançaram.



Gostou do conteúdo? Quer se aprofundar mais neste assunto e se tornar um dos profissionais mais valorizados?


Inscreva-se na nossa próxima turma de Greenbelts em Lean Six Sigma e aumente seu valor no mercado, crescendo profissionalmente mais rápido e ganhando acima da média do mercado. Clique aqui e saiba mais.

158 visualizações
Brains desenvolvimento profissional
Fale conosco
E-mail: contato@brainsdp.com.br

Tel: (11) 99994-1121

Endereço
Av. Paulista, 171, 4ºandar  - Paraíso, São Paulo - SP, 01310-000

© 2016-2020 por Brains Desenvolvimento profissional

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube