Você já se deparou com metas irreais baseadas no achismo de algum gestor seu? Pois bem, você não é exceção e infelizmente esse tipo de problema é muito comum no ambiente corporativo.
Como tudo na vida, as metas de um projeto ou de planejamento anual de um departamento, devem ser baseados em dados e fatos.
Uma boa estratégia para definição de um baseline é baseada em gaps e médias móveis. Para explicar um pouco melhor utilizaremos o exemplo a seguir
Redução dos desperdícios de matéria-prima na operação
1 – Colete informações de resultados anteriores que possam ser acompanhados historicamente:
2 – Faça uma média móvel de 3 a 5 valores por média. Quanto menor a quantidade de dados, menor a quantidade de valores por média (Sugestão: até 50 dados, utilizar 3 dados por média | A partir de 50 dados, utilizar 5 dados por média)
3 – Calcular o valor da média aritmética do período (Coluna desperdícios) e identificar o melhor valor dentro da média móvel conforme o sentido da melhoria (se a meta for diminuir, identifique o menor valor, se a meta for aumentar, identifique o maior valor). Utilizamos a média móvel para que não utilizemos um dado muito baixo como meta, nem um dado muito alto, pois tanto um quanto outro podem ser causas especiais e representarem um período atípico ou com muitas interferências externas, exemplo: Sazonalidade do mercado, Eventos climáticos, variação de lote, Férias de colaboradores principais etc.
A média aritmética será seu baseline e o valor da média móvel será sua meta/desafio.
4 – Verificar qual a diferença da média em relação a melhor média móvel. Esta diferença (Gap) será seu desafio como meta. Caso a mesma, ainda assim, seja muito agressiva coloque uma porcentagem deste gap (25%, 50% ou 75%).
Cuidado: Verifique o período utilizado para construção do baseline (Média aritmética), pois ele será determinante na definição da meta. Se o histórico está com tendência de queda no decorrer do ano, fazer uma média anual pode fazer com que você já comece ganhando e dessa forma o objetivo não será desafiador. Da mesma forma que se a tendência for de alta no decorrer do ano, o projeto pode se tornar muito agressivo. Por esse motivo faça conforme a sugestão:
· Tendência de alta ou de baixa – Utilize os últimos 3 meses se os dados forem diários/semanais e os últimos 6 meses se os dados forem mensais.
· Variação grande no decorrer do ano – Utilize como média o ano inteiro.
Dica: Prometa sempre menos do que pode ser entregue. Quando se promete algo e superamos a expectativa é sempre melhor do que prometer algo muito desafiador e não entregar o planejado.
Boa sorte com seu projeto e sucesso!
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